A MÉ-ZÓCHI ao assumir-se como  Empresa Líder de Bebidas em S. Tomé, acredita que o consumo de álcool deverá ser sempre feito de forma moderada e responsável por indivíduos maiores de idade.

Porque o consumo com moderação e responsabilidade de bebidas alcoólicas pode ser uma excelente forma de socialização e convívio, desenvolvemos este site com o objectivo de reiterar a importância do consumo moderado do álcool. Aqui poderá encontrar informação sobre o tema.

POSIÇÃO MÉ-ZÓCHI


Como Empresa líder no sector das bebidas em S. Tomé, a MÉ-ZÓCHI tem responsabilidades acrescidas em relação à Comunidade onde se insere. Responsabilidade que assumiu no passado e continua a assumir e a respeitar no presente sem esquecer os projectos para o futuro. É esta consciência cívica, que espelha a nossa cidadania responsável, que nos faz trabalhar com alegria e perseverança todos os dias. No que concerne à temática do consumo de álcool a MÉ-ZÓCHI acredita e defende que o consumo de álcool feito de forma moderada e responsável por indivíduos maiores de idade contribui para a socialização e para o bem-estar dos mesmos, sendo esse consumo salutar em momentos de partilha de emoções. Beber com moderação é uma forma de socialização por excelência, presente nos hábitos quotidianos dos Santomenses.

A nossa cidadania responsável não se esgota nos nossos produtos, temos presentes diariamente, na nossa consciência cívica, valores éticos e morais que nos fazem ser maiores, mais do que simples produtores queremos o bem-estar da comunidade que nos envolve. No que respeita à venda de álcool, somos criteriosos na forma como tratamos todo o negócio da venda de bebidas alcoólicas. Queremos que MÉ-ZÓCHI seja sinónimo de qualidade para todos os que se relacionam connosco.

  • A MÉ-ZÓCHI acredita nos benefícios do consumo moderado de álcool por adultos;
  • A MÉ-ZÓCHI defende que o consumo de álcool deve ser feito de forma moderada e responsável;
  • A MÉ-ZÓCHI acredita que o consumo moderado de cerveja e vinho pode contribuir para a socialização e bem estar;
  • A MÉ-ZÓCHI compromete-se a desenvolver todos os esforços com vista à sensibilização dos efeitos negativos do consumo desregrado do álcool;
  • O modelo de negócio da MÉ-ZÓCHI assenta em promover o consumo moderado de bebidas alcoólicas por adultos.
     
 
 
 

O álcool é um líquido incolor produzido a partir de frutos, cereais ou raízes. O seu nome químico é etanol e contribui para o aroma e gosto de uma bebida alcoólica.

TIPOS DE ÁLCOOL

As bebidas alcoólicas, de acordo com o seu teor alcoólico, podem ser agrupadas em dois grupos:
· Bebidas fermentadas – obtidas a partir da fermentação de açúcares por acção de microrganismos seleccionados. Estes açúcares podem ser obtidos a partir de frutos e cereais, como é o caso da cerveja que é obtida de cereais. O teor alcoólico destas bebidas pode ir até aos 20%.
· Bebidas destiladas – são obtidas através de um processo denominado destilação que dá origem a bebidas com uma percentagem de álcool superior às bebidas fermentadas, como por exemplo a aguardente e whisky entre outras.

A graduação do álcool de uma bebida é expresso em percentagem/volume de álcool puro dessa bebida. Este valor encontra-se nos rótulos de todas as bebidas alcoólicas. Apesar das bebidas do mesmo tipo serem obtidas por processos de produção semelhantes, podem existir pequenas variações ao nível do seu teor
alcoólico como é o exemplo das cervejas e do vinho.
 

  Graduação de Álcool Gramas de álcool Álcool puro
Um copo de cerveja 1cl. 8 g
Meia garrafa vinho 12º 2,4 cl. 19 g
Um whisky 40º 2 cl. 16 g

 

OS EFEITOS DO ÁLCOOL

O que o organismo faz ao álcool?

Quando se bebe uma bebida alcoólica, o álcool passa em pouco tempo para o sangue – 15 a 30 minutos se ingerido em jejum, e 30 a 60 minutos se ingerido acompanhado por alimentos.

O álcool consumido é absorvido através do estômago e do intestino delgado. A ingestão de comida ajuda a reduzir a velocidade a que o álcool é absorvido pelo corpo humano – é por isso é que os efeitos do consumo de álcool num estômago vazio são mais rápidos.

Depois de absorvido o álcool espalha-se pelo corpo através da corrente sanguínea, chegando em apenas alguns minutos depois ao coração, ao cérebro, músculos.

O corpo humano é incapaz de armazenar álcool, a sua metabolização é feita essencialmente através do fígado. Durante este processo o fígado transforma numa primeira fase o álcool em acetaldeído, que é subsequentemente transformado em acetato – uma substância inofensiva que é expelida através da urina. Apenas uma percentagem muito pequena do álcool ingerido é libertado através da respiração e da transpiração.

A capacidade do corpo de metabolizar e eliminar o álcool ingerido está relacionada com uma série de factores, tais como o sexo, o peso e a idade. Por norma o corpo humano tem apenas capacidade de metabolizar uma unidade de álcool por hora – um copo de cerveja.

O que faz variar a quantidade de álcool no sangue

A quantidade de álcool no sangue, ou seja os níveis de concentração de álcool, está dependente não só da quantidade de álcool que foi ingerida, bem como da rapidez na ingestão. No entanto, existem outros factores que afectam os níveis de concentração de álcool no sangue:

- Diferenças entre Sexos, Altura e Peso

O tipo de estatura também afecta a forma como o álcool é absorvido pelo corpo humano e os seus níveis de concentração no sangue. Por exemplo, uma pessoa com uma estatura mais pequena terá à partida um nível de concentração de álcool no sangue superior à de uma pessoa com uma estatura maior, se ambas consumiram a mesma quantidade de álcool. Contudo, existem outros factores biológicos que diferenciam os homens e as mulheres, e o efeito do consumo de álcool, tais como a quantidade de gordura e de água no corpo - as mulheres tem tendencialmente uma percentagem de gordura superior à dos homens, e uma percentagem de água inferior. Por cada unidade de álcool consumida, as mulheres tendem por isso a ter uma concentração de álcool superior à dos homens.

- Níveis de Água no Corpo

Outro factor que influencia o nível de concentração de álcool no sangue é o nível de água no corpo humano. Por exemplo se uma pessoa estiver desidratada a concentração de álcool no sangue será superior e os seus efeitos mais acentuados.

-Alimentação

Igualmente relevante é a relação entre a alimentação e a ingestão de álcool. A ingestão de álcool num estômago vazio fará com que este seja absorvido quase na sua totalidade no espaço de 1 hora. Por outro lado, quando o consumo do álcool ocorre depois ou durante a ingestão de comida, o processo de absorção torna-se mais lento e os seus efeitos retardam.

O que é a taxa de alcoolémia

A taxa de alcoolémia é a quantidade de álcool existente no sangue em determinado momento e expressa-se em gramas de álcool por litro de sangue.

 

 

 
 
 
 

OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO MODERADO DE ÁLCOOL

Adultos em bom estado de saúde, com uma dieta equilibrada, podem beneficiar do consumo moderado do álcool. Existem estudos e especialistas que demonstraram que o consumo moderado do álcool – uma a duas unidades de álcool por dia – pode mesmo ser benéfica para a saúde. Para mais informação sobre este tema pode consultar o site do Instituto de Bebidas e Saúde – IBESA.

OS MALEFÍCIOS DO CONSUMO EXAGERADO DE ÁLCOOL

O álcool é uma substância que se consumida em excesso afecta o sistema nervoso, reduzindo o tempo de resposta - reflexos. Quanto mais álcool for ingerido mais pronunciados são os seus efeitos. As reacções tendem a ser mais lentas, podendo surgir dificuldades ao nível da coordenação e controle. A fala tende também a ser afectada, tornando-se mais lenta e a visão dupla pode mesmo ocorrer. Não são infrequentes experiências emocionais fortes, como o aumento de agressividade.

CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL
Enquanto que o consumo moderado de álcool pode ser benéfico quer do ponto de vista emocional como também físico, o consumo excessivo de álcool, em particular o consumo excessivo regular pode ter efeitos nocivos na saúde, nomeadamente:
- levar à dependência ou mesmo ao alcoolismo
- cirrose hepática
- problemas no estômago tal como úlceras
- danos cerebrais
- alguns tipos de cancro
- dificuldades sexuais tal como a impotência
-e alterações ao nível do humor e comportamento

Existem também outro tipo de consequências do consumo excessivo do álcool, tal como o aumento de peso (especialmente se associado a dietas desequilibradas); a desidratação da pele; o aparecimento de varizes e derrames.

ALCOOLISMO AGUDO OU EMBRIAGUEZ
Os efeitos imediatos da intoxicação aguda ou embriaguez são um conjunto de perturbações físicas e mentais, como excitação psíquica, euforia, diminuição da tensão e ansiedade, podendo evoluir para a falta de coordenação motora e do equilíbrio e posteriormente, náuseas, vómitos, sono profundo, coma e eventualmente morte.

ALCOOLISMO CRÓNICO
A ingestão excessiva habitual de bebidas alcoólicas, muitas vezes em pequenas doses, mas repetidas ao longo do dia, mantém uma alcoolização permanente do organismo e uma situação de intoxicação alcoólica crónica, doença alcoólica ou alcoolismo crónico.

TOLERÂNCIA
As pessoas que costumam beber bebidas alcoólicas com regularidade tornam-se menos permeáveis aos efeitos do álcool. Isto faz com que necessitem de consumir mais álcool para terem os mesmos efeitos uma vez que a sua tolerância aos efeitos do álcool aumentou. Em alguns casos pode-se mesmo verificar a chamada tolerância negativa, quando indivíduos ficam completamente ébrios com o consumo mesmo de uma pequena quantidade de álcool.

QUANDO NÃO DEVE CONSUMIR ÁLCOOL
Deve evitar consumir álcool:
- em situações onde é necessária a máxima coordenação motora
- quando estiver a ser medicado
- no caso das mulheres quando estiverem grávidas ou com filhos em amamentação

RECOMENDAÇÕES
Quando consumir cerveja deve:
· Evitar misturar diferentes bebidas alcoólicas ou, se houver mistura, que seja feita em ordem inversa das suas concentrações de álcool. Por exemplo, consumir cerveja depois de consumir vinho e nunca o contrário
· Não beber se estiver a tomar medicamentos. O aumento da diurese provocado pela cerveja pode, por exemplo, eliminar os antibióticos da corrente sanguínea.
· Se beber bebidas alcoólicas sem ingerir alimentos deverá diminuir as quantidades de álcool a consumir
· Não beber e conduzir. O álcool relaxa mas pode diminuir os reflexos necessários aos motoristas para uma condução segura.

 
 
 
 

Regressar