MATÉRIA-PRIMA

ANANÁS

O ananás (Ananás comosus) –Planta originária do continente Americano. Introduzida. Encontra-se largamente espalhada em todas as regiões do Pais. A sua cultura está a despertar, presentemente, um certo interesse com a intensificação da cultivar Cayene lise.

 

 

LARANJA

Laranjeira (Citrus sinensis), Cabeck - Planta de origem asiática. Introduzida. Desenvolve-se e frutifica normalmente. Existem, presentemente pomares de citrinos devidamente ordenados, na Roça Ribeira Peixe.

A citricultura ou, para melhor, a fruticultura em geral, carece de um certo impulso devido à sua importância na economia de qualquer País.

 

MANGA

Mangueira (Mangífera índica) - Arvore de copa frondosa, de folha persistente, originaria da índia. Introduzida. Desenvolve-se e frutifica em excelentes condições. Não existem pomares ordenados embora se encontrem em algumas Empresas e na Estação Experimental de Pótó, variedades comerciais recomendadas para exportação, de frutos de tamanho médio com polpa doce, isenta de fibra. Será meio caminho andado para a implantação de um pomar, recorrendo-se à enxertia.

Das variedades conhecidas destacam-se as seguintes: Brooks, Kent, Bourbon, Extrema e Alphonse Pairi.

 

 

TANGERINA

Tangerineira (Citrus reticulata)- Arbusto de folha persistente, originário da China. Introduzido. Na propriedade agrícola do Senhor Armando, em Capela a pouco mais de 1 Km da cidade da Trindade, existe alguns exemplares, que produz bastante frutos.

 

BANANA

BANANA PRATA (Musa sapientum) –Planta herbácea, vivaz, originária da Ásia tropical, segundo alguns autores. Neste Pais existem outras espécies como:

Banana pão (Musa paradisiaca); Banana Ouro; Maçã; Macaco; Gros Michael; Banana poyo; Valery; Grande Anã e Anã.

 

LIMÃO

Limoeiro Silvestre (Citrus limonum)- Arbusto de folha persistente, espinhoso. Produz frutos redondos, pequenos, ácidos, de casca lisa. Introduzido; encontrando-se em estado subespontâneo em todo o território. É muito usado na alimentação da população como condimento e para a preparação de refresco.

 

MARACUJÁ

MARACUJÁ  (Plassiflora quadrangularis)  –Planta trepadeira de caule sarmentoso, vivaz, de folhas alternadas, flores grandes, roxas; fruto oval ou oblongo, do tamanho de um melão pequeno, aromatico e amarelado quando maduro. Introduzida.

Esta planta em S.Tomé é cultivada ao ar livre, daí aproveitando todos os benefícios do clima temperado e do solo vulcânico.

Fruto da paixão pela sua historia e características físicas de floração, o fino aroma e sabor exótico do maracujá é grandemente apreciado para consumo ao natural, transformado em Licor em S. Tomé.

 

 

 

  CAJAMANGA

Cajamangueira (Spondias dulcis) - Árvore de folha caduca, originaria da índia. Introduzida. Os frutos são ligeiramente ácidos, mas agradáveis ao paladar. Futuramente podem vir a ser ainda aproveitados para exportação.

 

 

 

  CANA-DE-AÇÚCAR

Cana-de-açúcar (Sacaharum officinarum) - Planta herbácea, originaria do sudoeste asiático. Introduzida no ano de 1493.

Desenvolve-se em excelentes condições em todas as regiões do território. A partir daquela data, formaram-se extensos canaviais que forneciam a matéria-prima para o fabrico de aguardente, única actividade que ao tempo imperava nas ilhas.

A partir do ano de 1980 destruíram-se pouco e pouco os canaviais existentes passando a ser o cacau a cultura de base e, até hoje, nenhuma outra a destronou.

Presentemente a cana-de-açúcar é cultivada empiricamente, em pequenos núcleos, e continua a ser aproveitada para o fabrico de aguardente e consumo em fresco.

A melhor época para o plantio é durante os meses de Setembro e Outubro.

 

  CARAMBOLA

Caramboleira (Averrhoa carambola) - Arbusto de folha persistente, de origem asiática. Produz frutos comestíveis de cor alaranjada, quando maduros. São um pouco ácidos, mas de sabor agradável. Servem também para a preparação de sorvetes, refrescos, compotas, etc. O suco dos frutos é também aproveitado para tirar nódoas e manchas na roupa, provocadas por ferrugem ou tinta de escrever.

 

    GOIABA

Goiabeira  (Psidium Guajava) –Arbusto originário da América do sul. Os frutos são muito apreciados e com eles se fabrica a conhecida goiabada (marmelada de goiaba). Não existem culturas ordenadas. As aves e os macacos têm - se encarregado de fazer a sua propagação pelas matas fora através das sementes.

 

 

  JACA

JAQUEIRA (Artorcarpus integrofolia) –Arvore de  folha persistente, copa frondosa, de crescimento rápido, originaria da Ásia. Introduzida; encontra-se difundida por todo o Pais. Os frutos alem de consumidos frescos podem ser industrializados, em aguardente, licores, compota, calda ou cristalizada. As sementes transformadas em farinhas possuem altos teores de tripsina.

As características das sementes, são as seguintes:

 Peso de 100 sementes (grs).....................................145,2 a 188,6

Amêndoa (%) ......................................................... 85,2  a  88,3

Tegumento (%) ...................................................... 11,7  a  14,7

Extracto etéreo na amêndoa (%) ............................   2,1  a    2,2

Extracto etéreo referido na semente completa (%) ...1,8  a  1,9

Humidade na semente (%) ............................................ 15,3

 

É também rica em ácidos gordos (palmítico, oleico, linoleico e linolénico.

 

MAMÃO

MAMOEIRO (Carica papaia) –Planta tropical, vivaz que frutifica a partir do primeiro ano e continuamente. Cultivada em todas as regiões do território para aproveitamento dos frutos que são muito apreciados e de alto valor alimentar.

           Existem muitas variedades, algumas de frutos arredondados de cor amarelada e outros sobre o comprido, oblongos, de cor vermelha, roxa ou amarela, na fase de maturação.

Em certos Países cultiva-se o mamoeiro para fins industriais, extraindo –se dos frutos verdes a papaína (substancia que ...). Em S. Tomé é utilizado na confecção de marmelada e para produção de aguardente.

 

  MILHO

Milho (Zea Mays) - Gramínea de grande valor alimentar, cultivada em todas as regiões do globo onde as condições climáticas forem favoráveis. Introduzida a partir do ano de 1870. O milho desenvolve-se e produz fartas colheitas neste País. As sementeiras devem ser feitas durante os meses de Fevereiro e mais tarde em Setembro ou Outubro. Após um período de cultivo, por parte dos antigos agricultores na era colonial, principalmente na zona sul, a cultura foi posta de parte, passando a ser praticada, em pequenas parcelas, mas em todo o território, por ex - trabalhadores agrícolas, em especial por Cabo-verdianos. 

 

  SAP-SAP

Sap-sap (Anona Muricata) - Pequena árvore, de folhagem verde brilhante, originaria da América. Tendo sido introduzida no País, encontra-se apenas, em certos quintais, hortas e terreiros das empresas agrícolas. Os frutos em forma de coração, são ligeiramente espinhosos, de coloração verde escura e um pouco avermelhados quando maduros. A polpa é comestível, não sendo no entanto muito apreciada. Para alem de aguardente, serve também para o fabrico de sorvetes.

Regressar