Correndo mundo

 

O mercado actual de cachaça no Brasil, fecha em 2001 com cerca de 1,3 bilhão de litros de produção. Desse volume, apenas cerca de 11,1 milhões de litros são exportados, a maior parte para a Europa, especialmente para a Alemanha, que fica com quase um terço desse total.

Estima-se que existam no Brasil mais de 5 mil marcas de cachaça e cerca de 30 mil produtores em todo o país, gerando cerca de 400 mil empregos directos e indirectos. A cachaça é a primeira bebida destilada mais consumida no Brasil e a terceira no ranking mundial e já é reconhecida como um produto de grande potencial de exportação pelo governo brasileiro, com perspectivas de aumento significativo nos próximos anos, gerando acções e incentivos à exportação.

A Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE criou o Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça - PBDAC, que tem como objectivo promover o produto, mostrando sua versatilidade e formas de consumo em todo o mundo. O PBDAC representa cerca de 85% da produção total de Cachaça do país e tem como grande objectivo tornar a bebida reconhecida em todo o mundo e competir no mercado internacional. 'Queremos superar os 30 milhões de dólares projectados para as exportações do produto até o final da década, comenta Maria das Vitórias Carneiro Cavalcanti, presidente do Conselho.


Veja também:
Comidas com Grogo - versátil e espirituosa
Música e literatura
Fazer grogo
  Mundo